sábado, 16 de maio de 2009

Pensamentos soltos

Estamos num processo contínuo de conhecer a sociedade. Sociedade essa da qual fazemos parte. Conhecer seu processo de formação, entender suas ações e compreender o caos, talvez seja, um de tantos, nosso objetivo. Ou apenas curiosidade de muitos. Persistimos em observar o peso da sociedade sobre nós. Sigo pensando em todas as nossas escolhas que não podemos negar são inteiramente de nossa responsabilidade, mas somos o tempo todo influenciados. Está ai o peso da sociedade. Porém, existe algo que me inquieta bastante, se a sociedade é formada ou constituída por nós, por que nos angustiamos e ficamos descontentes com tantas coisas que acontece no seu interior? A culpa, ou melhor, a responsabilidade não é toda nossa?
Ao mesmo tempo ninguém se culpa ou acha que é de sua responsabilidade a formação do caos.
O ditado popular: Pimenta nos olhos dos outros è refresco. me veio na cabeça agora. recriminamos o tempo todo os que fogem do padrão social e quando o fazemos também somos recriminados seguindo a lei do retorno.
Por isso se faz necessário conhecer na íntegra os conceitos já formados e entender em que contexto eles foram sendo criados. Fazer o exercicio de desconstrução é olhar para o mundo sem um juízo de valor, pelo menos de imediato, pode ajudar a não fazer julgamentos precipitados.

Vanessa Araújo Bernardes
Desculpa pela viajada
huahuahau

Um comentário:

  1. Complementando o que a Vanessa escreveu, e me baseando no livro Vícios Privados, Benefícios Públicos, eu acho que: A ética é um problema do povo brasileiro. Os indivíduos se acham bons para criticar o problema da sociedade e dos seus pares mas suas ações na vida coletiva são nulas.
    Acreditar que a ética é norteadora da boa conduta humana, e demanda uma liberdade de escolha para isso, ou seja uma autonomia que não aceita as verdades impostas como absolutas, pode ser ingênuo demais. Contudo é fato que ela conta na atuação humana é pode ser entendida como de extrema importância para entender os padrões de convivência civilizada em nosso país.

    ResponderExcluir